sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O VALOR DA RECIPROCIDADE

Algumas coisas são realmente muito engraçadas... As pessoas estão acostumadas a usar aos outros, de acordo com suas necessidades, seja na vida pessoal ou na profissional, e quando você resolve buscar um novo caminho, seja no amor ou no trabalho, te cobram por promessas que você prometeu em determinado momento de tua vida.
Não são raros os casos em que um namorado ou uma namorada são deixados, por não darem a devida atenção ou o devido valor a quem lhe devotava amor, e, quando isso acontece, não raro é o que foi “largado” fazer-se de vítima e/ou desentendido, e vir com muitas cobranças. Precisamos aprender que na vida tudo funciona muito melhor quando há RECIPROCIDADE! E isso vale para os diversos tipos de relações interpessoais que mantemos.
Numa amizade, ou os dois pulam juntos de um penhasco, ou não vale a pena acompanhar quem não pulou. Amigo não é aquele que te diz para não fazer algo, e sim aquele que te apoiará quando tudo der errado! Amizade por interesse ou por falta de opção só interessa a um lado, e sempre machuca o outro!
No trabalho, tem-se que saber que cobranças são extremamente necessárias, para que tudo funcione da melhor maneira possível, mas também devemos ter a noção de que elogiar nossos  colaboradores quando executam suas tarefas de maneira correta, faz com que eles sintam-se valorizados e realmente parte do seu time! Um líder que  acha que as coisas só funcionam por causa dele, e que quando algo dá errado apenas procura um culpado, tende a perder seus melhores colaboradores. Pessoas esforçam-se em busca de reconhecimento, e muitas vezes ele não precisa ser financeiro. O pagamento por um trabalho é obrigação do contratante, mas um elogio faz toda a diferença na hora de conquistar seus comandados!

Isso fica bastante visível em equipes de esporte coletivo; quando um treinador vai para a entrevista coletiva após uma derrota e assume que quem perdeu foi ele e não sua equipe, ele consegue trazer o grupo todo para o seu lado. O inverso ocorre quando a equipe ganha e ele aparece para os repórteres parecendo um pavão. Quem costuma achar que ganha sozinha, vai perder sozinho ainda mais rápido!
PENSEM NISSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário